seg., 13 de mai. | Secretaria De Educação De Pernambuco

Workshop de Percussão da Abanfare

A ABANFARE tem o prazer de convidar o professor e Mestre Antônio Barreto, para ministrar um Workshop de Percussão no dia 13 de maio do corrente ano, que será realizado na secretaria de Educação de Pernambuco na Várzea, das 08:00 as 12:00 das 14: as 18:00 horas, para Maestros e Instrumentistas
A inscrição está fechada
Workshop de Percussão da Abanfare

Horário e local

13 de mai. de 2019 08:00 – 18:00
Secretaria De Educação De Pernambuco, Av. Afonso Olindense, 1513 - Várzea, Recife - PE, 50810-900, Brasil

Sobre o evento

ANTONIO BARRETO, Natural de Recife/PE, obteve o título de mestre em 1995 pela Escola Superior de Zurique, (Master Performance Orchester)- Suiça, classe do Professor Horst Hofmann. Formado pela Universidade Federal da Paraíba - Bacharel em Música – Habilitação Percussão, na classe do Professor Odair Salgueiro; iniciou seus estudos no Conservatório Pernambucano de Música em 1980, tendo como professores José Xavier e Maurício Chiappetta de bateria. Tem Formação Pedagógica, habilitação em Didática das Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, pela Universidade de Pernambuco – UPE.

Tem 07 Cds gravados com o Grupo SaGRAMA, 04 Cds gravados com a Orquestra Sinfônica do Recife. Foi do Professor Percussão Erudita e Supervisor do Curso de Percussão no Conservatório Pernambucano de Música (1994 – 2010), Professor do Centro Profissionalizante de Criatividade Musical do Recife (1984–1999), Ex-Timpanista e Chefe do Naipe de Percussão da Orquestra Sinfônica do Recife (1984–2010). Atualmente é professor do Bacharelado em Percussão da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, percussionista do Grupo SaGRAMA (www.sagrama.com.br), Coordenador e Diretor Artístico do Grupo de Percussão do Nordeste – GPN e do Grupo de Percussão da UFPE - LaptoP. (www.grupodepercussaodonordeste-gpn.blogspot.com). Atualmente Professor de Percussão do Bacharelado em Música da Universidade Federal de Pernambuco.

Participou de vários cursos de capacitação como: Curso Internacional de Verão de Brasília CIVEBRA (82, 83, 84, 85), Curso de Inverno de Campos de Jordão SP (86). Curso Internacional de Orquestra – Biel (Suíça 90, 91), 3º e 4º Festival Musique et amitié (Suíça 94,95).

Trabalhou como percussionista na Casa de Ópera de Zurique, Orquestra Sinfônica de Zurique (SOZ), Tonhalleorchester, Orquestras do Estado de São Paulo, Paraíba e Natal. Foi membro do grupo de percussão CONTON – Suíça, durante o período de estudo.

Ministrou aulas no XIII, XIV, XX e XXI Seminário Internacional de Música UFBA e no Iº Festival Internacional de Música de Natal – UFRN (1998), II Encontro Nacional de Bandas e Fanfarras de Pernambuco, Outubro de 1987. Professor de Percussão do IX FESTIVAL NACIONAL DE ARTE - FENEART/PB – Novembro de 2003. Participou do XIV Festival de Música Instrumental da Bahia/2006, Festival de Percussão 02 de Julho – Bahia (2008 e 2010), Orquestra Filarmônica de Itabaiana (Sergipe) período 14 – 20 de Outubro. Ministrou palestra na Semana da Música da UFPE – Nov/2011 .

Idealizador e Coordenador dos projetos: I Festival Nordestino de Percussão do Nordeste – FENOPE – Julho de 2000, Projeto Cultural I ENCONTRO PERCUSSIVO REC PE, Julho 2008, Percutindo por Pernambuco – 2010/2011, “CONSONÂNCIA” – 2010/2011, Percutindo à Quatro Mãos – 2011, Curso de Capacitação de Músicos de Banda – Percussão – 2011, Cd TERRITÓRIO XXI do Grupo de Percussão do Nordeste-2013/2014, Projeto Percutindo por Pernambuco – 2014, I ENCONTRO PERCUSSIVO – UFPE, II ENCONTRO PERCUSSIVO – UFPE (2015) e do III ENCONTRO PERCUSSIVO UFPE (agosto 2018) realizado pela Universidade Federal de Pernambuco.

Atuou como solista executando as seguintes obras: Divertimento para Marimba e Cordas de Radamés Gnattalli, (Orquestra de câmera “ïl Mosaico” – Suíça) concerto realizado no Mosteiro de São Bento, Olinda/PE e no Espaço Cultural em João Pessoa/PB, sob a regência de Hermann Ostendarp, Concertino para Tímpano, Metais e Percussão de Michael Colgrass, (Grupo de Metais da O.S.R.) sob a regência de Eugen Egan, Concertino de Vibrafone e Cordas de Siegrifd Fink: com a Orquestra de Câmara do Conservatório Pernambucano de Música, sob a regência de José Renato Accioly; Concerto p/ Vibrafone e Grupo de Percussão – Ney Rosauro com Grupo de Percussão do Nordeste, sob a regência de José Renato Accioly; Concertino para Xilofone e Orquestra de Toshiro Mayzumi; Música de Câmara; CARROSSEL, duo para Marimba e Vibrafone – David Friedmann/Samuel David.Fünf Anrufüngen op. 81b percussão solo de Bertold Hummel Schattenspiele, Concerto grosso para cordas, dois Violinos e Tímpanos (1943/44) de Adolf Brunner Concertino para Piano, Cordas e dois Percussionista de Andréas Nick, sob a regência de Peter Wettstein, Maio de 1990, Suíça; FIVE FOR ORGAN & MARIMBA de Myron J. Roberts: Concerto para Orgel e Percussão de N. Houfelder; Música Solo: American Suite para Caixa-clara de Gay G. Gauthreayx II: V. Improvisation Tímpano Solo de Elliott Carter; CONVERSATION Suíte para Marimba Solo de Akira Miyoshi; Frogs – Keiko Abe. IV Festival Virtuosi de Gravatá(2012)

Participação na gravação e lançamento do Cd da cantora Cris Nolasco Pele Negra (29/06/2011 junto ao SaGRAMA, do Projeto Cultural SaGRAMA & Convidados Timbres da Cultura Nordestina (agosto/novembro), participou na qualidade de musicista do IV Encontro Nacional de Flauta Doce: Novos Caminhos da Flauta Doce (out 2010), participou do X Encontro Regional Nordeste da ABEM, JUN/2011, participou junto ao Grupo de Percussão do Nordeste do XXI Festival de Inverno de Garanhuns (julho), participou no recital de Canto da musicista Simone Foltran, estreando obra inédita do compositor Samuel Cavalcanti – Mimese, participou da Orquestra de Câmara da UFPE, Música Moderna, Nov2011, Estreou obra do compositor Nelson Almeida, Calunga para Metais e Percussão, participou no XIV VIRTUOSI como interprete na palestra A MÚSICA CONTEMPORÂNEA DO NORDESTE e como músico convidado da orquestra do festival – Dez 2011, Estreou obras dos compositores Paulo Lima, Nelson Almeida, Nilson Lopes e Silvia de Lucca no Cd TERRITÓRIO XXI – Junho 2014,. Festival Concertos do Nordeste 2014 – Souza (PB). Projeto cultural Cordas, Gonzaga e Afins, com Elba Ramalho, Grupo SaGRAMA & Quarteto Encore (2015). Participou do Projeto Cultural UM REQUIEM NORDESTINO para Ariano Suassuna (2016), Projeto Cantata Natalina “Bandeira do Divino” junto com o Grupo Instrumental SaGRAMA 2016 e 2017. Participação como solista no XX Virtuosi 2017. Participação na Orquestra do XXI Virtuosi 2018, no Projeto Cultural Relicário e Diretor Artístico no Projeto Cultural MUCAMBO (2018).

A inscrição está fechada

Compartilhe esse evento